Não é segredo que um bom atendimento ao cliente consegue gerar frutos significativos para qualquer empresa, incluindo clínicas médicas, escritórios de advocacia e salões de beleza. Ter em mente algumas práticas que podem fortalecer a equipe, entregar conforto aos pacientes e gerar satisfação aos mesmos são vitais para alcançar um atendimento de excelência.
Esse cuidado com o atendimento aos clientes é tão importante que existem diversos estudos que provam que é muito mais barato manter clientes já existentes do que conquistar novos clientes. E ainda, que cada vez que um cliente se sente satisfeito ele indica a empresa ou serviço para pelo menos 3 pessoas, enquanto um cliente insatisfeito pode denegrir essa mesma empresa ou serviço para pelo menos 11 pessoas.
Por isso, vale muito a pena cuidar bem dos seus clientes, não é mesmo? E, especialmente nesse período em que vivemos, mais do que nunca, há essa necessidade de se entregar um ótimo atendimento. E, pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a reter clientes com práticas humanizadas de atendimento e simples de colocar em prática. Confira!
1. Atenção às necessidades da equipe
Entregar um ambiente de trabalho que seja confortável e amigável resultará em colaboradores mais atentos e dispostos a resolver problemas de todos os níveis.
Além disso, somente através de um ambiente de trabalho mais saudável, é possível oferecer um bom atendimento aos seus clientes, independente do tipo de negócio ou segmento em que a empresa atua.
Incentive a equipe para que se coloque no lugar dos seus clientes e avaliem pontos como: as explicações passadas são simples? O cliente está confortável? Há algo que possamos fazer para auxiliar esse cliente? No lugar desse cliente, nós (empresa) estaríamos satisfeitos?
2. Priorizar o conforto do cliente
Todas as dicas que vamos abordar ao longo deste texto podem ser aplicadas a todos os tipos de negócios. Mas essas dicas são especialmente relevantes para os locais fechados, como clínicas, escritórios e salões de beleza, que atendem clientes e tem precisado fazer vários ajustes devido à COVID-19. Acompanhe:
Oferecer uma boa infraestrutura para que seus clientes ou pacientes possam esperar sem preocupações é peça chave para um ótimo atendimento.
Organização, limpeza e conforto devem ser três palavras incorporadas em salas de espera e para que isso seja possível, verifique a disponibilidade de água, garanta que estejam bem higienizadas e acessíveis para transmitir maior confiança aos seus clientes. Também é importante manter a ventilação e climatização adequada.
3. Entender a demanda
Dispor de um atendimento preparado para ouvir os clientes é um diferencial e tanto, especialmente para clínicas e outros setores que são tão relacionados à humanização. Levar em consideração qualquer tipo de feedback, seja positivo ou negativo, pode ser bastante importante e mostrará que a equipe está disposta a resolver qualquer problema.
Além disso, compreender as demandas dos clientes pode ajudar o seu negócio a descobrir seus pontos fortes e fracos e melhorá-los constantemente.
4. Facilitar processos
Criar canais interativos e virtuais têm se tornado uma excelente alternativa - principalmente por conta do distanciamento social - e ferramentas como de Direct Messages (mensagens diretas pelo Facebook ou instagram, por exemplo), WhatsApp e outros aplicativos, podem agilizar processos que antes estavam presos à um telefonema ou apenas ao atendimento presencial.
Cabe aqui lembrar que a implementação de tais canais, deve vir acompanhada de um novo treinamento por parte da equipe de atendimento, para que se possa manter um padrão e para que o cliente não fique sem resposta. Afinal, é importante que esses canais sejam usados de forma eficaz, tanto pelos clientes quanto pela própria equipe.
Outra forma de facilitar processos, especialmente para as clínicas de saúde, é a disponibilização de exames online. Dessa forma, pacientes podem acessar com tranquilidade seus resultados, sem a necessidade de esperar ou voltar até a clínica apenas para buscá-los.
5. Tenha períodos de feedback
É importante separar momentos para a execução de feedbacks. Apesar de parecer um momento intimidador, o feedback é um ótimo momento para traçar novas estratégias de atendimento.
Cabe aqui disponibilizar formulários para seus pacientes para que eles possam deixar seus pareceres sobre o atendimento e abrir espaços para que os próprios colaboradores também exponham suas necessidades e possíveis sugestões de melhoria.
Como você pode observar, um atendimento ao público de excelência dialoga com vários outros fatores e podem gerar resultados extraordinários para a sua empresa. E essas dicas podem ser valiosas para todos os tipos de negócios!
Aproveite para conhecer nossa loja virtual, onde você pode pedir online seu estoque de água mineral e receber direto na sua empresa!
Opmerkingen