Um verdadeiro manual de boas práticas para ter sucesso faz parte do DNA da rede de franquias do Bob’s na Grande Florianópolis. O empresário Célio Philippi Salles, um dos franqueados da rede, explica alguns dos princípios que permitiram que o negócio esteja sólido e superavitário há quase 25 anos.
“A nossa filosofia de negócios, desde o início, nos ajuda a ser fortes. Desde dezembro de 1992 tivemos algumas ideias de como deveríamos desenrolar o negócio e uma das primeiras decisões foi que a nossa expansão deveria ser restrita à região da Grande Florianópolis para otimizarmos recursos, gerarmos sinergias e termos mais presença no mercado”, explica Salles.
E assim foi feito. No final daquele ano, em uma época em que o Real ainda não tinha sido criado e a moeda vigente era o Cruzeiro, Salles liderou a abertura da primeira loja do Bob’s na região, no calçadão da Rua Trajano, no Centro de Florianópolis. A segunda unidade seria aberta apenas 10 meses depois, na inauguração do Beiramar Shopping, também na Capital catarinense.
Atualmente, a marca Bob’s na região tem 33 pontos de venda – entre lojas e quiosques – em Florianópolis, São José e Palhoça e emprega diretamente 350 funcionários.
Manter o foco na Grande Florianópolis foi uma estratégia decisiva para os franqueados do Bob’s na região. Outra decisão acertada, segundo Salles, foi financiar o crescimento da rede reinvestindo continuamente parte dos resultados do negócio, evitando pagar juros com o financiamento de terceiros.
“Acredito que nestes 25 anos, 80% dos lucros foram reinvestidos”, explica.
Além de investir na expansão quanto na manutenção e atualização das unidades existentes.
“A cada 10 anos, em média, o Bob’s atualiza toda a sua proposta visual, assim como os equipamentos”, comenta.
Os franqueados também observaram e aplicaram com maestria aspectos que são naturais para o negócio de alimentação rápida, como manter o foco no serviço e no cliente.
“Temos uma gestão rigorosa de custos. Somos obcecados por detalhes e pelos centavos. Sabemos o efeito que os centavos têm ao longo do tempo e no volume”, observa.
Toda esta estratégia fez com que o grupo de empresários à frente do Bob’s sofresse menos do que outros empreendedores nos momentos adversos.
“Seguimos o manual de gestão de crise, o que faz parte da cultura da alimentação rápida e da nossa cultura empresarial. Nós sempre mantivemos a natureza de uma rede em busca permanente pela eficiência”, complementa.
Pensando o negócio do ponto de vista do cliente, Salles afirma que o esforço da marca Bob’s na região foi sempre atender e refletir a expectativa alta que é natural no setor de alimentação rápida.
“Não é muito bom, para o negócio, ficar mexendo com as expectativas dos clientes, porque a régua pode ser elevada e não adianta ter grandes arroubos de qualidade. O mais importante é ser consistente”, orienta.
Para o modelo adotado pelos franqueados da Grande Florianópolis funcionar, também foi fundamental dar cada passo com segurança. Além da gestão financeira, de custo e de pessoal bastante rigorosa, outra chave do sucesso da rede de franquias foi a valorização das pessoas. No negócio da alimentação rápida é comum um alto índice de turn-over (rotatividade de funcionários). Mesmo vivendo esta realidade, o Bob’s da Grande Florianópolis soube formar gestores dentro de casa.
“Na nossa estrutura temos pelo menos 15 funcionários com mais de 15 anos de empresa. Todos os nossos gerentes são pessoas experientes e 100% destas posições nas nossas lojas são preenchidas por pessoas que começaram como atendentes e que, por terem interesse e competência, tiveram oportunidade de crescimento e desenvolvimento”, explica Salles.
Outro diferencial da rede de franquias Bob’s em relação à concorrência é a abertura da marca para a sugestão dos franqueados. Esta característica faz com que a inovação seja uma das marcas do grupo na Grande Florianópolis. “Sempre fomos sugestivos. Muitas ideias que nós demos para a rede vingaram. Recentemente, fomos o mercado piloto para a implantação do aplicativo de compra direta pelo cliente”, observa Salles.
Esse aplicativo, que permite que o cliente escolha o que comprar no Bob’s, pague diretamente no aplicativo pelo smartphone e retire no balcão sem passar pelo caixa, está sendo testado primeiro na rede de franquias da Grande Florianópolis e no Rio de Janeiro. Depois de passar pelos ajustes finais, a inovação será adotada nas outras lojas da marca no país. Mas antes de chegar neste ponto, foram dois anos de trabalho e de desenvolvimento do aplicativo que pretende tornar a experiência do cliente da rede ainda melhor.
Berço de inovações tecnológicas, o Bob’s da Grande Florianópolis tem também alguns dos melhores indicadores da rede de franquias da marca no país. “Somos um dos cases de sucesso. Não é um reconhecimento formal, mas sempre que o Bob’s tem um novo franqueado, ele manda o interessado para conversar com a gente. Temos um desempenho excepcional por causa da nossa antiguidade e pela nossa densidade no mercado”, avalia.
A rede de franquias do Bob’s está participando agora do novo modelo de oferta da marca. “O atual momento da rede Bob’s prevê diversas atualizações, desde as características físicas das lojas até os insumos. Teremos muito uso de tecnologia. Começamos a seguir o novo modelo com a loja do Beiramar Shopping, reaberta no início de julho de 2017 seguindo esta concepção nova”, adianta Salles.
Para os clientes que gostam de fazer tudo por conta própria e de forma independente, além do aplicativo que permite fazer a compra no Bob’s sem passar pelo caixa da loja haverá no Bob’s do Beiramar Shopping um totem de autoatendimento. “Estas formas de compra geram menos fricção. O objetivo principal das mudanças é gerar uma melhor experiência do cliente, dando mais opções para ele decidir como quer ser atendido no Bob’s”, explica. É desta forma, sempre inovando com o foco no cliente e com estratégias de gestão eficazes que a rede Bob’s na Grande Florianópolis segue fazendo história.
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