top of page

Gravidez: dicas para controlar a hidratação durante a gestação

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Beber água é algo importante para manter a saúde do corpo no dia a dia e durante a gestação esse cuidado é essencial para a saúde do bebê, devendo ser seguido à risca.


Durante a gravidez, as mulheres precisam tomar pelo menos dois litros de água por dia. Sucos de frutas, água de coco, frutas in natura e outros alimentos ricos em água ajudam a alcançar a meta recomendada por médicos.


Esse consumo de água é essencial para manter a hidratação necessária para a formação do líquido amniótico, a circulação sanguínea, a irrigação do útero e da placenta, a estabilização da pressão arterial e a eliminação das toxinas.


O consumo de água também ajuda na amamentação. O leite materno é composto por 90% de água, por isso a importância de a mãe consumir água todos os dias e manter-se hidratada.

Atenção aos desejos: a vontade incontrolável por determinados alimentos sinaliza as necessidades nutricionais do seu organismo.


A vontade de comer alimentos doces pode indicar desidratação ou carência de vitaminas. Procure manter uma dieta saudável, fazendo substituições naturais e nutritivas para saciar seus desejos.

Como manter a hidratação durante a gravidez:


  1. Beber água mineral natural é uma vantagem sobre outros tipos de líquidos, pois é segura contra a contaminação. Dessa forma, você pode garantir a ingestão de minerais e oligoelementos em seu estado mais natural, puro e saudável;

  2. A água não contém calorias, por isso deve ser priorizada acima de qualquer outra bebida para manter hábitos saudáveis ao longo de toda a gravidez;

  3. Beba sucos naturais, ricos em vitaminas, livres de corantes e de açúcar em excesso. O suco de limão ajuda a aliviar as náuseas dos primeiros meses de gestação. A água de coco, rica em sais minerais e nutrientes, atenua o enjoo e a azia, além de atuar como um isotônico natural;

  4. Enriqueça o cardápio com frutas e hortaliças que têm alta concentração de água: alface – 95%, tomate – 94%, melancia – 92%, melão – 90%, abacaxi – 87%, laranja – 87%, goiaba – 86%, maçã – 83%, pera – 80%;

  5. O leite, além de concentrar bastante água (cerca de 90% de sua composição), possui muitas proteínas e muito cálcio, que também devem ser ingeridos nesse período;

  6. Os caldos e as sopas ajudam a hidratar. Prefira aqueles com legumes e carnes, que fornecem ainda proteínas e minerais.

  7. Manter-se hidratada durante a gravidez é muito importante não só para sua saúde e seu bem-estar, mas também para o desenvolvimento do seu bebê.

Comments


bottom of page