Quase todo mundo já ouviu as seguintes recomendações médicas: diminuir o consumo de sódio e beber pelo menos 2 litros de água por dia. Mas aí você se depara com a informação de que a água mineral possui sódio na composição. E agora?
Nesse post vamos te explicar porque vale a pena optar por uma água com menos sódio e te ensinar a fazer um cálculo simples para não ultrapassar o consumo diário de sódio recomendado. Vamos nessa?
Quantidade de sódio na água
Se você ler atentamente o rótulo de uma água mineral vai ver que ele traz as informações de toda composição química do produto. É nessa tabela que está a quantidade de sódio, que varia muito entre as marcas. Ela depende da localização da fonte, que sofre influência do tipo de solo e do contato que a água teve com as rochas ao longo dos anos.
No caso da Água Santa Rita, a fonte fica em um local privilegiado, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. O local tem baixa concentração de minerais, por isso cada litro de água tem apenas 2,7 mg de sódio, um dos menores índices do Brasil. Em algumas marcas esse valor chega a 100 mg.
Então se você quer consumir menos sódio é fundamental observar o rótulo da água mineral e escolher o que tiver a menor concentração por litro. Agora vamos te mostrar porque vale a pena fazer essa opção.
Cálculo simples
Digamos que você queira consumir os 2 litros de água diários recomendados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Mas não quer passar dos 2 gramas (2.000 mg) de sódio por dia, indicados pela Organização Mundial da Saúde.
Dessa forma, você precisa saber quanto de sódio vai ingerir ao escolher determinada água mineral. Vamos usar o índice da Água Santa Rita como exemplo.
Ao beber 2 litros você consome 5,4 mg de sódio (2,7mg/l). Sobram ainda 1.990 mg (1,9 gramas) de sódio para você consumir no dia. Algumas marcas se aproximam e outras chegam até 100 mg/l de sódio, se você optar por uma delas vai ter que reduzir o consumo de outras fontes de sódio. Veja: 2 litros de água mineral com 100mg/l de sódio já fornecem 10% do total ideal para um dia. Por isso é tão importante optar por uma água mineral com baixo teor de sódio.
Cortar totalmente o sódio faz bem?
Apesar de ser apontado como vilão da saúde, eliminar totalmente o sódio da alimentação é um erro. Ingerido dentro das quantidades recomendadas - máximo de 2 gramas por dia e, não menos que 500 mg - o sódio tem funções importantes no organismo como: regular a quantidade de água dentro e em torno das células e manter a estabilidade da pressão sanguínea.
Níveis muito baixos de sódio no sangue provocam uma condição chamada hiponatremia que afeta o funcionamento de nervos e músculos, e pode causar dor de cabeça, desidratação intensa, fraqueza muscular, vômitos, diarréias e até mesmo arritmia cardíaca.
Viu só como se consumido de maneira moderada o sódio deixa de ser um vilão? E ainda vale lembrar que a água mineral traz uma série de benefícios para a saúde. Listamos 6 para você beber sem nenhuma preocupação:
1 - Hidratação da pele.
2 - Regular a temperatura corporal.
3 - Melhorar o funcionamento dos rins e prevenir doenças nos mesmos.
4 - Facilitar a digestão e diminuição de inchaços.
6 - Controlar a pressão sanguínea.
Deu aquela vontade de beber uma água mineral? Visite a nossa loja virtual e receba a sua água em casa :)
Comments